Brasileiríssima Dona Flor e Seus Dois Maridos ganha sabor mexicano; aqui tudo o que você precisa saber sobre a novela da Televisa

Elenco principal de Dona Flor e Seus Dois Maridos, da Televisa

Elenco principal de Dona Flor e Seus Dois Maridos, da Televisa (Reprodução)

A versão mexicana de Dona Flor e Seus Dois Maridos (Doña Flor y Sus Dos Maridos) estreou, nesta segunda-feira (25), no principal canal da Televisa, no México. A produção gerou uma certa expectativa em quem acompanha a indústria de televisão mexicana, já que se trata de uma adaptação da literatura brasileira. Recentemente, o gigante mexicano também produziu a versão local de outro clássico nacional, O Bem-Amado, de Dias Gomes. Nas duas obras, a Televisa deu, devidamente, os créditos para seus criadores. 

Dona Flor e Seus Dois Maridos chega ao mercado já na fase de amadurecimento das grandes transformações (que ocorrem desde 2017) de San Ángel. Com conceitos mais modernos de produção, se vê na tela uma trama solar, bem dirigida e de patamar internacional quando se trata de termos puramente técnicos. Artisticamente os produtores alcançaram o que se espera de uma produção mexicana: atuações mais exageradas do que a média mundial, figurinos e maquiagens um tanto artificiais. 

Além disso, há muitos localismos, algo bastante interessante de se observar. Partindo do pressuposto que a trama original se passa na Bahia, um estado brasileiro com cultura tão particular, adaptá-la à mexicana precisou de um trabalho meticuloso. A ideia é agradar a audiência local e, obviamente, não perder a essência da trama.  O diretor executivo Eduardo Meza teve uma preocupação em impregnar em cada detalhe o senso de pueblo, tão peculiar das tramas mexicanas. Assista no trailer e tire suas conclusões.

Quando se pensa no elenco principal, não dá para dizer que há algo primoroso. Os protagonistas estão corretos em seus papéis, apesar do tom acima na interpretação. Os três conseguem levar seus personagens até com certo carisma. Isso pode ser fundamental para conquistar um público mais conservador do que o brasileiro. Antes mesmo da estreia, a produção gerou uma incrível discussão por causa de uma publicidade de outdoor (que você confere abaixo) na Cidade do México. 

dona flor y sus dos maridos outdoor

Televisa divulga Dona Flor e Seus Dois Maridos, na Cidade do México

Apesar da pressão de uma sociedade reacionária e classista, que clama por um folhetim clássico, em que ricos maltratam a mocinha pobre, a Televisa se mantém firme. A empresa se modernizou e passou a entregar histórias mais ousadas, como as duas de origens brasileiras. Antigamente, o grupo mexicano produzia remakes de novelas rosas venezuelanas, dos anos 70 e 80, e colombianas, das décadas de 2000 e 2010. Além atualizar a temática dos folhetins, se vê um interesse maior por histórias que o México pouco conhece. 

Nada disso estaria ocorrendo não fosse a concorrência pesada no próprio mercado interno. Além do tradicional competidor Azteca e do novo Imagen, a Televisa perdeu público para as plataformas sob demanda. Netflix e Prime Video estão tão bem colocados no mercado mexicano que não deram chance para o crescimento da plataforma Blim, do próprio gigante mexicano. Isso sem citar as novelas da Telemundo, as séries espanholas, as temidas turcas e as produções locais de Chile, Argentina, Peru e Equador.

Os tempos mudaram e os produtores mexicanos estão buscando acompanhá-lo como podem. O longo processo começou com a estética e avança sobre as histórias. Apesar do impacto polêmico de Dona Flor e Seus Dois Maridos, o clássico brasileiro ainda está muito longe de ser uma novela que, de fato, destrói os valores mais conservadores do México. Houve, necessariamente, um cuidado em deixar a produção mais leve, fresca, cômica do que interessantemente erótica. 

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em MUNDO TV NOTÍCIA e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s