Novelas da Televisa se modernizam, mas uma lágrima continua sendo um rio inteiro; veja por quê

televisa-san-angel

Reprodução / Internet

A Televisa mudou muito nos últimos meses. Há pouco mais de um ano, a empresa mexicana deu início a um processo de modernização de seu conteúdo. A teledramaturgia, o jornalismo e os programas do entretenimento das emissoras do grupo ficaram mais atuais, tanto em conteúdo, quanto em estética.

Obrigada pelo mercado a se modificar, o gigante asteca enfrentou uma série de dificuldades, tais como a concorrência com outros grupos de comunicação, a mudança de comportamento da audiência, que busca consumir sob demanda e, ainda, uma crise no mercado publicitário. 

Mas, talvez, nenhum empecilho foi mais desafiador que o apagão analógico. Diferentemente do Brasil, o México não realizou a mudança do standard definition para o high definition de maneira gradativa. As populações mais afastadas de grandes centros urbanos foram obrigadas a assinar a TV paga para continuar vendo a TV. 

Embora o mercado tenha se tornado mais difícil, a Televisa seguiu seu processo de renovação. A empresa queria passar uma nova imagem para se manter como o maior produtor de conteúdo em espanhol do planeta.

Para isso, foram determinadas mudanças na iluminação, na fotografia das novelas. Câmeras mais modernas foram compradas para transformar a novela mexicana em algo cinematográfico. As primeiras tramas a se aproveitarem dos novos recursos foram Las Amazonas e Tres Veces Ana, ambas inéditas no Brasil. 

Ainda assim, a Televisa encontra dificuldades para ser a mesma de antes. Las Estrellas, principal canal aberto do grupo, continua tranquilamente líder no México. Mas as novelas, que antes eram exportadas e amadas mundialmente, perderam impacto tanto no país de origem, quanto em outras partes do globo. A audiência caiu dramaticamente. 

⇒ Com público mais exigente, novelas mexicanas patinam e cedem espaço para as minisséries

Em países como o Chile, por exemplo, a empresa perdeu severamente fatia de mercado. Antes, com um contrato seguro com o líder de mercado no país do sul do pacífico, hoje limita-se a exibir suas tramas em canais menores, com nula repercussão. 

Nos Estados Unidos, as novelas mexicanas figuram frequentemente em segundo lugar no horário nobre, perdendo para as da Telemundo. Detalhe que o mercado americano sempre foi o mais importante e fiel aos produtos da Televisa. 

⇒ Novelas originais da Telemundo ameaçam histórica hegemonia da Televisa nos EUA; entenda por quê

A história da moça pobre que se apaixona pelo homem rico e, então, ambos têm que lutar contra as injustiças de vilões maquiavélicos já não funciona como antes. Por essa razão, as novelas das 21h da Televisa passaram a ter roteiros mais focados na realidade.

Porém, mantêm as características extremamente dramáticas da teledramaturgia do país. Uma lágrima é um rio inteiro, um tapa na cara deixa um personagem em coma e, sempre, há uma vilã/vilão surreal. Para que sutileza ou naturalidade? As emoções seguem à flor da pele por lá. 

E não significa exatamente que o folhetim clássico está morrendo, que não há mais espaço para ele na televisão moderna. O problema parece ser com os produtores mexicanos, que sempre investiram muito na lágrima, na dor para cativar o público, que já não se comove mais com recursos utilizados à exaustão. 

⇒ Novelas turcas mostram que feijão com arroz da Televisa e da Globo cansou telespectadores; entenda por quê

As novelas turcas, bem produzidas, estão aí substituindo as mexicanas com louvor, não deixando espaço nem para as novelas da Globo ou da Telemundo. E as novela do país europeu são muitas vezes dramáticas, quando não uma trama bem água com açúcar. As turcas são um produto, talvez, melhor realizado. 

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em MUNDO TV NOTÍCIA e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s