Entenda por que “Os Dez Mandamentos” colocou a Record TV em patamar mais elevado no mercado internacional

moises

Foto: Divulgação/TVN

As tramas bíblicas da Record TV se tornaram um grande sucesso e o principal motivo de reconhecimento da emissora no exterior. Até ontem, a telenovela brasileira tinha a Globo como referência internacional e poucas produções de outras redes. É o caso de “Xica da Silva”, um folhetim de 1996, da Manchete, e exportada para países como Colômbia e Estados Unidos.

O fato é que, agora, o cenário se transformou e surpreendeu a indústria da telenovela. Alguns dos países que têm tradição na produção de melodramas se renderam e compraram o produto original da Record TV. Até o momento, as novelas têm obtido bons resultados, alguns até inéditos para tramas brasileiras neste século. Confira, a seguir, a chamada da TV chilena, que impactou outros canais hispânicos. 

⇒ Novela Os Dez Mandamentos vira fenômeno fora do Brasil e dá oportunidade para Record internacionalizar sua marca

As tramas bíblicas levaram frescor para a grade de emissoras de televisão de toda a América Latina. Essa novidade, gravada no Recnov e nos estúdios da Casablanca, abocanhou mercados da Televisa, da Telemundo e, especialmente, da Globo, principal concorrente da Record TV no mercado doméstico e externo.

Planejado ou não, o canal da Barra Funda fincou rapidamente, em menos de dois anos, a bandeira brasileira no horário nobre de países como México, Estados Unidos e Argentina. Isso é algo que a Globo tentou por anos, porém, nunca conseguiu com tamanha solidez. A emissora viveu de sucessos esporádicos e relativos, desde a superinternacionalizada “O Clone”.

⇒ Globo e Record vão bem fora do Brasil; Televisa se renova; e Caracol se destaca em cobertura jornalística

“Avenida Brasil”, por exemplo, apesar de ter sido exportada para mais de 130 países, não foi um arrasa-quarteirão em uma porção deles. E pior, a trama de João Emanuel Carneiro abriu mercados difíceis para Globo, que não soube aproveitar a deixa e desapareceu do horário nobre de importantes parceiros como a Telefe (Argentina), Azteca (México), Teletica (Costa Rica) e Telemundo (Estados Unidos).

Na Imagen TV, do México, a novela “A Regra do Jogo” foi retirada do prime-time e colocada em um horário ingrato, a 0h30. Um duro golpe em um dos mais importantes mercados, para a novela que prometeu ser melhor que “Avenida Brasil”. Por outro lado, a emissora, que já exibia as tramas da bíblicas, consolidou sua programação noturna com “Os Dez Mandamentos”. Assista como a novela foi divulgada. 

Na contra-mão, a Record TV começou timidamente vendendo sua produções bíblicas para a TVN, do Chile, aumentando a audiência do canal, que estava em péssima fase. O sucesso de “Os Dez Mandamentos” no país andino e, também no Brasil, chamou a atenção de outros mercados. Na Argentina, a trama de Vivian de Oliveira foi o maior sucesso desde a turca “Mil e Uma Noites”. Veja, na sequência, como foi alta a expectativa para o último capítulo, no país vizinho. 

Os artistas da Record TV visitaram países como a República Dominicana para promover a telenovela. Algo que dificilmente acontece com a Globo, salvo exceções como a participação de atores de “Avenida Brasil” em programas argentinos ou quando Débora Falabella e Vera Holtz foram enviadas ao México, dias antes da estreia da trama.

⇒ Novelas argentinas perdem quando concorrem com as brasileiras na… Argentina; entendas as razões

O final da saga de Moisés terminou na última terça-feira (13), no UniMás, canal secundário da poderosa Univision, nos Estados Unidos. O último capítulo foi assistido por 2,2 milhões de telespectadores. Esses são números sem precedentes da história telenoveleira do canal, que já exibiu “Caminho das Índias”, sem chamar muita atenção.

Os resultados de audiência impressionam ainda pelo fato de a UniMás ter superado a Telemundo, principal concorrente do grupo e que investe alto em produções próprias em espanhol.

Agora, com “Os Dez Mandamentos” chegando ao final na maioria dos países, já há uma busca por novas produções bíblicas. “A Terra Prometida” já está sendo exportada, enquanto que “O Rico e Lázaro” já é observada por executivos de emissoras internacionais. 

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em ESPECIAL, MUNDO TV NOTÍCIA e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s