Seis casais gays masculinos de novelas estrangeiras que emocionam o público na internet

o-beijo-do-escorpiao

Foto: Reprodução/Internet

Os fãs das telenovelas são mesmo fiéis e fazem de tudo para ter seus personagens favoritos presentes em suas vidas. Um desses recursos para manter contato com os principais momentos dos papéis mais marcantes é, de fato, separar os melhores momentos. Legalmente ou não, a internet está fazendo isso.

O público LGBT – que, claro, acompanha telenovelas, mas se sente ainda carente de boas histórias entre personagens homossexuais – separa trechos em portais de vídeos na internet de suas histórias favoritas. Sendo assim, é possível encontrar a trajetória secundária de casais gays masculinos que fizeram sucesso dentro um folhetim. Se você não sabe qual boa história escolher para acompanhar, segue uma lista com dicas para começar.

Física o Química (Fer e David) – A teledramaturgia espanhola mostrou ao longo dos últimos anos que é capaz de fornecer conteúdo de qualidade, que inclusive fomente discussão na sociedade. A série ‘Física o Química’ (2008), seguramente, seria apenas mais um produto destinado ao público jovem caso não apresentasse com bastante ousadia e sensibilidade a história de Fer. Ele é jovem homossexual que, além enfrentar os desafios de qualquer adolescente, tem ainda que lidar com a pressão social. Fer é um personagem singelo que soube conquistar a audiência espanhola e mundial pela internet. Claro, que a aproximação com David mexe com as estruturas de Fer e, claro, do próprio David, até então dentro do armário. Vale muito acompanhar como o amor de um pelo outro vai ser revelando com o passar dos episódios, mesmo com todas as hesitações provocadas por um ambiente escolar e pela juventude. Vale ainda perceber como o namoro dos personagens passa a ser tratado como natural dentro da narrativa. Fer e David é uma estória de descobertas, inclusive, do amor e suas nuances. 

Botineras (Lalo e Manuel) – De produção argentina, ‘Botineras’ (2010) trata principalmente do mundo do futebol. Lalo e Manuel, dois jogadores, têm um papel extremamente contraditório e provocador neste contexto. Manuel, inclusive, já aparece com esposa e filhos no começo da trama. Imagine o tamanho do conflito. Logo que se conhecem, se percebe por meio de sutilezas um leve interesse de Manuel em Lalo. O mais interessante da estória, pese todos os complicadores sociais, é que ambos se aproximam de maneira muito natural e os tempos em que cada ação acontece são muito bem respeitados. Os dois protagonizam uma amplamente noticiada cena de amor, um dos pontos mais sensualizados do romance. Vale ver como Manuel, principalmente, reage ao ver seu mundo de jogador de futebol casado e, supostamente, heterossexual ruir quando a paixão por Lalo ficar incontrolável. 

Viudas y Hijos del Rock and Roll (Segundo e Tony) – Essa é uma estória que se utiliza muito bem do humor para explicar questões que afligem milhões de pessoas. Segundo, um homem gay, rico e casado com uma mulher, se encanta pelo peão Tony. Com a proximidade de ambos na fazenda, o empregado passa a nutrir um carinho especial pelo patrão reprimido. Segundo, sempre muito tentado, se segura como pode para esconder da família e dos demais o sentimento. A relação entre ambos se torna cada vez mais interessante por estarem pouco a pouco mais envolvidos e, tampouco, não conseguirem admitir um para o outro a paixão. Desta forma, situações inusitadas acontecem, um protege o outro até que não há mais como esconder. O peão bruto e o patrão refinado se entregam ao amor. O que mais chama atenção é como a narrativa foi trabalhada de maneira que até os estereótipos comuns em tramas gays se tornassem divertidos e leves. Isso contribuiu para uma identificação da audiência com os personagens, sem dúvida. 

O Beijo do Escorpião (Paulo e Miguel) – À parte de ter sido rodada em português, a história de Paulo e Miguel é uma das melhores que se pode encontrar na internet. A química entre Pedro Carvalho – o Miguel de ‘Escrava Mãe’, e que faz o Paulo em ‘O Beijo do Escorpião’ (2014) – e Duarte Gomes impressionou tanto que o que era para ser apenas mais uma boa história secundária no folhetim, se tornou um sucesso a ponto de ampliar o espaço para o romance dos dois. Um romance exibido em pleno horário nobre de um canal de televisão aberta de Portugal. Sobre a trama, chama atenção como ambos – amigos no começo da novela – se aproximam e tornam apaixonados. Paulo já aparece como personagem homossexual, enquanto que Miguel se apaixona com o andar dos capítulos. Se no Brasil os casais gays são tratados com discrição, caricatura ou como bandeira, em ‘O Beijo do Escorpião’, Miguel e Paulo aparecem diversas vezes discutindo a relação, inclusive, no quarto, na cama.  O Beijo do Escorpião se transformou em referência de como deve ser tratado o romance gay pela dramaturgia em várias partes do mundo.

Verbotene Liebe (Christian e Oliver) – Se você não domina o alemão, não há problema. A linguagem do amor é universal em ‘Verbotene Liebe’ – que poderia ser traduzido como ‘Amor Proibido’. Nesta soap, Christian e Oliver conquistaram o público na TV aberta da Alemanha e mais ainda na internet. A storyline do casal é muito bem construída, com começo, meio e fim; um verdadeiro ciclo completo, o que certamente contribuiu para o envolvimento de milhões de fã mundo afora. Além disso, chama atenção como ambos são tratados no contexto da telenovela, com naturalidade. A produção não é exclusivamente de temática gay e os personagens homossexuais são humanos com medos, dramas, amores, alegrias, erros, acertos etc. Não se faz da homossexualidade e do relacionamento de Christian e Oliver um fato incomum, ainda que, sim, se mostre as descobertas acerca da sexualidade de Christian, por exemplo. A história do casal, sem dúvida, já entrou para a história como uma das mais marcantes e de maior sucesso internacional, ainda que não rodada em inglês. 

Emmerdale (Aaron e Robert)  – As soaps britânicas são o máximo, não são? Só isso justificam décadas e décadas ininterruptamente no ar. É dentro desse formato de telenovelas neste que conseguem colocar tramas que agradam todas as comunidades de um país tão cosmopolita como o Reino Unido. É assim em ‘Emmerdale’ e a história de Aaron e Robert, um casal que ganhou a crítica não só no seu país de origem, mas também no mundo sem fronteiras da internet. Aaron tem uma trajetória problemática – inclusive, com histórico de abuso na infância pelo próprio pai – e, por isso, a carga dramática e o desenrolar das tramas se tornam mais interessantes. Robert tem um background ainda mais longo na soap, mas é em 2014 que se sente atraído por Aaron; mesmo estando em um relacionamento com Chrissie. Aaron e Robert têm estórias individuais extremamente bem construídas, o que dá ainda mais força para o amor do casal.

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em MTVN VÍDEOS, MUNDO TV NOTÍCIA e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Seis casais gays masculinos de novelas estrangeiras que emocionam o público na internet

  1. bem que poderiam fazer uma lista parte 2 ou então, nos comentários, falar sobre outras novelas/series de teledramaturgia… 😛 só imagino que bom seria estender essa lista, né… dsa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s