Órgão regulador declara Televisa como preponderante na TV paga; entenda o poder do grupo no mercado mexicano

televisa-san-angel

Foto: Reprodução/Internet

O IFT (Instituto Federal de Telecomunicações), do México, declarou o Grupo Televisa como preponderante na televisão por assinatura do país. Foi constatado que o conglomerado possui cerca de 60% do mercado, o que tecnicamente traria menos competição ao segmento e daria poder de regular o mercado ao grupo.

O órgão explicou que, diante desse cenário, a Televisa pode determinar os preços que são praticados na TV paga do México, obtendo vantagens sobre os demais competidores, que já não são muitos.

⇒ Veja como o México disparou e superou o Brasil em números de assinantes da TV paga

Para se chegar a tal conclusão, houve uma votação no IFT que resultou em seis votos a um sobre o grande poder da Televisa sobre o mercado mexicano e, como consequência, acaba limitando a concorrência salutar nesse ambiente.

O Instituto declarou que os 57,1% de mercado da Televisa e o fato de ser o único operador em boa parte do país ocasionam em poder “substancial no mercado”, de acordo com o Prensário.

A expectativa, agora, é de que o ITF tome medidas regulatórias para “diminuir os efeitos de dominância e assegurar uma concorrência sem condicionamentos aos outros operadores”.

Ainda segundo a publicação argentina, a Televisa não concordou com o ITF e disse em um comunicado à Bolsa de Valores do México que “a resolução do Instituto é inconstitucional”.

Gigante Televisa

Além de ter quatro canais em rede aberta, a Televisa possui uma série de empresas em diferentes setores. É dona de clubes de futebol, como o maior do México, o América; o mítico Estádio Azteca também é do grupo; possui, ainda, uma editora, a maior em língua espanhola.

Além de ter várias divisões, como a de cinema, música, licenciamento de produtos e vendas de produtos televisivos ao mercado internacional, o Grupo Televisa tem, também, uma programadora, a Televisa Networks, que compõe o portfólio de canais pagos.

Porém, o que implica na resolução do IFT é que além de ter um amplo cardápio de canais pagos, a Televisa possui participações acionárias em operadoras, que distribuem os seus próprios canais.

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em MUNDO TV NOTÍCIA e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s