Novelas turcas mostram que feijão com arroz da Televisa e da Globo cansou telespectadores; entenda por quê

mil-e-uma-noites

Foto: Reprodução/Internet

Quando ‘Mil e Uma Noites’ estreou na televisão chilena, pouco se sabia das produções de dramaturgia de TV da Turquia. As informações disponíveis para os players não só brasileiros, mas de toda a América Latina, eram de que um novo provedor de conteúdo estava abocanhando mercados de tradicionais casas produtoras de conteúdo. 

As telenovelas mexicanas e, também, as brasileiras venderam muito para emissoras do leste europeu tramas com vieses universal e tradicional. Porém, já na década passada, as séries ou novelas turcas, mais próximas culturalmente de países como Romênia, por exemplo, despontaram como uma alternativa mais adequada. 

 Não à toa, a Globo produziu uma novela sobre a cultura turca, com relativo sucesso, aqui, no Brasil e em países que tradicionalmente exibem produções da rede brasileira. Porém, é preciso muito mais que isso para superar o êxito que a turcas estão fazendo não só nos vizinhos do seu país de origem, mas na América Latina. 

Mais condensadas e focadas na trama central, esses produtos de teledramaturgia ganharam relevância, sobretudo, junto ao público que gosta do formato da telenovela mexicana e que está ávido por novidades. As novelas da Turquia têm todo o drama de um folhetim tradicional e, não fosse a barreira idiomática, poderiam causar ainda mais identificação. 

O diretor executivo de uma TV chilena, Patrício Hernández, moderadamente reconheceu o sucesso das turcas e explicou quais elementos foram fundamentais para a consolidação desse produto no mercado chileno: “Eu acredito que se produziu uma identificação do público não com as telenovelas turcas, mas com histórias e roteiros universais. A identificação se deu com boas histórias”, falou à imprensa.

Mas um fator que chamou atenção dos executivos da televisão chilena e de outros países é a alta qualidade estética dos produtos. Ainda que a plástica não é semelhante ao padrão mexicano, belas imagens em alta definição, envolvente jogo de câmeras, cenografia bem postada e cenários aparentemente reais são diferenciais que definem o estereótipo de produção turca e seduzem os noveleiros. 

Se no Brasil pode acontecer um estranhamento por essas tramas fugirem do modelo, há chances de agradar por tratarem de temas voltados à família, cultura e tradição turcas. Acaba por ser uma alternativa entre a modernidade das novelas da Globo e o tradicional da Televisa, por exemplo.  

Parte da audiência latino-americana já demonstra certo cansaço pelos vícios da teledramaturgia dos principais produtores do continente. As, até então, surpreendentes narconovelas da Colômbia ou dos Estados Unidos já não impactam tanto quanto antes. O mesmo ocorre com as bionovelas.  

A TV Azteca, do México, que já foi um forte player regional, precisou rever sua estratégia de longo prazo e, agora, pretende se tornar uma produtora de conteúdo moderna, fugindo do padrão até então estabelecido pela Televisa. Esse processo de mudanças inclui programar telenovelas turcas no horário nobre. 

 “Acredito que há uma confusão muito importante, uma coisa é a maneira com que se faz os negócios e a outra é capacidade de produção. O que acontece, na verdade, é que estamos fazendo um reposicionamento de como se contrata os atores”, afirmou há um ano a diretora do departamento de novelas, Elisa Salinas, ao ser questionada sobre a queda na produção própria, o rompimento de contratos e as novelas estrangeiras na grade de programação. 

Se apostar no que é certo foi realmente um bom caminho para se obter sucesso no país de origem e, ainda, “vender como pan caliente” – como dizem no México – mundo afora, agora, é necessário que escritores e produtores do continente saiam da zona de conforto e passem a fornecer aos telespectadores algo mais que histórias requentadas. 

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em ESPECIAL e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s