Televisão francesa muda o foco e passa a investir mais em teledramaturgia nacional para o horário nobre

secret-elise

Foto: Reprodução/TF1

O mercado espanhol não para de mostrar força quando o assunto é o formato séries de drama. Suas histórias continuam chamando atenção da indústria, principalmente, na Europa. A novidade, agora, é que o principal canal francês, o TF1, vai adaptar ‘Pulseras Rojas’ para seus telespectadores. 

Esta é uma série que chamou muita atenção na Catalunha e, logo, foi exibida em rede nacional, conquistando fãs de todo o país. O alto padrão de qualidade e o roteiro original foram determinantes para atrair o olhar internacional. 

A história é sobre um grupo de crianças e adolescentes que se conhecem na ala pediátrica de um hospital. A partir disso, se inicia uma trama repleta de amor, amizade e, sobretudo, esperança. Veja o trailer abaixo: 

Alguns países chegaram a exibir o produto espanhol, outros optaram por realizar uma versão local. É o caso dos Estados Unidos, onde a Fox levou ao ar “Red Band Society”.  Inesperadamente, a série americana, que contava com Octavia Spencer no elenco, não foi o sucesso que a rede esperava e foi cancelada. Veja trechos, na sequência:

Com sucesso, o TF1 tem realizado séries francesas para o seu horário nobre no formato de seis episódios. A expectativa é de que “Les Bracelets Rouges” siga a tendência e tenha meia dúzia de capítulos. O fato, obviamente, transformaria o produto em uma minissérie, já que a versão original tem mais que o dobro de episódios.

O produto espanhol é uma boa aposta da televisão francesa, mesmo após o fracasso nos Estados Unidos. O mercado americano é o maior do mundo, o mais competitivo e, portanto, o que oferece maiores possibilidades de fracassar, além de ser diferente do europeu.

É importante ressaltar que o TF1 vem investindo em teledramaturgia francesa. No ano passado, o grande produto da televisão foi nacional, a minissérie “Le Secret d’Elise”. A série conquistou o telespectador e a crítica, incentivando o canal a apostar menos em importados.

Veja abaixo a atmosfera de “Le Secret d’Elise” em uma das chamadas. 

A televisão francesa, incrivelmente, tem por hábito programar teledramaturgia americana no prime time. Algumas séries como “Grey’s Anatomy”, “Law & Order: SVU” e “Castle” têm seus espaços. Enquanto isso, há consideráveis investimentos em jornalismo, magazines e realities shows. 

Na última temporada, houve uma queda no interesse do grande público pelo produto “made USA” dublado, segundo o L’Express. O jornal explica ainda que “Le Secret d’Elise” conquistou mais que oito milhões de telespectadores fiéis na temporada de 2016. 

Além de adaptar “Le Bracelets Rouges”, o TF1 vai exibir a versão francesa de “The Fall”, do Reino Unido, além de já preparar outros dramas. A rede pública France Télévisions também já se movimenta e planeja novos dramas nacionais e documentários para seus canais e, assim, concorrer com o canal privado.

No momento em que, aqui, no Brasil, a Globo realiza produtos pensados para o mercado internacional e, ainda, realizar parcerias para coproduzir, a França poderia vir a ser um mercado interessante a explorar. A emissora carioca acaba de finalizar a versão em espanhol de “Supermax” junto com canais do México, Argentina, Uruguai e Espanha.

 
Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em MTVN VÍDEOS, MUNDO TV NOTÍCIA e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s