Rodada no Rio e na Amazônia, nova superprodução da TV portuguesa estreia com sotaque brasileiro

ouroverde3

Foto: Divulgação/TVI

No último domingo (8), o primeiro capítulo de uma telenovela que se passa entre Portugal e o Brasil foi ao ar no país europeu. ‘Ouro Verde’ começou com sequências de imagens do Rio de Janeiro e da Amazônia. O tempero nacional ficou ainda mais forte com a presença de atores como Gracindo Júnior, Zezé Motta e Silvia Pfeifer. 

Antes da estreia da novela, alguns dos brasileiros do elenco mostraram muito entusiasmo com a narrativa. Zezé, por exemplo, chegou a dizer que está “muito, muito feliz e superanimada para viver a dona Neném”. Já Silvia, que faz a Mônica, revelou que adorou tanto o roteiro que leu 19 capítulos de uma só vez. 

Veja, abaixo, uma das chamadas da telenovela.

A novela conta a história de Zé Maria, um homem que volta a Portugal como Jorge Monforte para se vingar do responsável pela execução de toda a sua família. Antes, ele vai ter refeito sua vida no Brasil, inclusive, terá se tornado um homem financeiramente poderoso.  

Como todo folhetim, há uma história de amor, que promete ter grande influência sobre o projeto de vingança do protagonista, que é chamado de coronel na região da fazenda no interior do Brasil. Ali, possui quase uma centena de propriedades e um império do agronegócio.  

“Esse personagem é um personagem especial. Ele começa como um tipo normalíssimo, tem uma vida normal, estudante de agronomia, tem a família dele, é feliz. Acontece uma tragédia gravíssima, que muda a vida de qualquer pessoa. (…) Estou muito entusiasmado”, afirmou à TV portuguesa, o ator Diogo Morgado, que faz o Zé Maria.

Diferentemente do que ocorre com as novelas brasileiras, ‘Ouro Verde’ é gravada em cenários reais, o que dá ainda mais credibilidade para muitas cenas. A tradicional cidade cenográfica, tão indispensável nas produções cariocas e paulistas, não existem.  

Com a paisagem brasileira, se torna mais evidente para nós, acostumados ao padrão Globo, a evolução técnica das produções de Portugal. O ritmo, a boa iluminação e a fotografia atraente fazem ‘Ouro Verde’ se equiparar positivamente a qualquer trama contemporânea da Record ou do SBT.   

A teledramaturgia portuguesa é a segunda com mais indicações e conquistas do Emmy Internacional na categoria de Melhor Telenovela, só atrás do Brasil. Agora, os portugueses da TVI querem expandir as exportações para além dos tradicionais compradores, Angola e Moçambique.  

“É uma sequência de grandes novelas que a TVI está fazendo, com o princípio de globalização, de internacionalização. Dessa vez, o piscar de olho é para o Brasil. Eu sou um bocado suspeito”, disse o diretor de programação e programas, o brasileiro Bruno Santos.  

Recentemente, as produções da TVI estão sendo gravadas em outros países. ‘A Única Mulher’ teve cenas em Angola, enquanto que ‘A Impostora’ gravou em Moçambique e no Chile. Há cinco anos, parte da história de ‘Espírito Indomável’ se passou no Uruguai, com cenas gravadas no Brasil.  

Porém, o sotaque brasileiro foi consideravelmente presente apenas em 2013, com a trama de ‘Belmonte’. Essa foi a versão portuguesa da produção chilena ‘Hijos del Monte’. A novela foi rodada no Pantanal, com a atriz Graziella Schmitt no papel principal.  

O primeiro capítulo de ‘Ouro Verde’ não decepcionou e foi o programa mais visto do dia na televisão portuguesa. Obteve 29,6% de participação, superando a concorrente direta ‘Amor Maior’, exibida pela SIC. Os índices são maiores do que os da estreia de ‘A Impostora’, a novela, até então, mais vista por lá. 

Clique aqui e assista ao primeiro capítulo. 

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em MUNDO TV NOTÍCIA e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s