Desgrenhada e suja, Maite Perroni vive em depósito de lixo e pede esmola em nova novela do SBT

la-gata-televisaO SBT escolheu para suas tardes a novela mexicana ‘A Gata’, uma releitura de um clássico do final dos anos 60. O roteiro original foi desenvolvido pela escritora cubana Inés Rodena para um canal de televisão da Venezuela. A preferência do SBT por essa produção pode ter como determinantes dois fatores centrais: narrativa simples e Maite Perroni.

A Gata conta a estória de Esmeralda (Maite Perroni) e Pablo (Daniel Arenas) que desde a infância alimentam um pelo outro um carinho especial. Ela é uma garota muito pobre, que cresce em um depósito de lixo, o maior da Cidade do México. Para se ter ideia, a personagem sequer sabe ler e anda despenteada e suja. Para sobreviver, pede esmola. 

A discrepância social entre os protagonistas é um dos principais trunfos do começo da novela. Os pais de Pablo, por exemplo, não querem que o filho se envolva com Esmeralda por considerarem que ela não está à altura da família. Sendo assim, ambos fazem de tudo para separar o casal central. 

A produção segue uma narrativa bastante clássica, portanto, Esmeralda e Pablo vão, sim, cair nas tramoias dos vilões. Mal-entendidos, claro, farão com que o público torça ainda mais pela felicidade de ambos; principalmente a de Esmeralda, muito mais frágil que Pablo.

A situação da mocinha começa a melhorar quando, já no limite da tristeza, um personagem chave volta ao jogo e a resgata da pobreza e do desamparo. Isso inclui uma daquelas transformações dignas de protagonistas como Maria do Bairro ou Paulina Martins: Esmeralda se tornará uma dama da sociedade. 

Diferentemente de ‘Avenida Brasil’ (2012), ‘A Gata’ não romantiza o lixão e esteticamente provoca uma sensação de autenticidade pela extrema pobreza e o pouco tratamento plástico. As cenas foram gravadas em um depósito de lixo real. Ali, claro, se passam muitas histórias e, com o tempo, o telespectador vai descobrindo os segredos que rondam os personagens principais. 

“Tem sido uma experiência incrível porque, na realidade, conseguiram complementar duas realidades. Poder estar no Borde de Xochiaca [nome do lixão] gravando tem sido um grande aprendizado e, ao mesmo tempo, um presente que a vida nos deu porque conseguimos unir muitas pessoas que estão trabalhando pela mesma causa”, explicou Maite à TV mexicana quando gravava a produção. 

A história de ‘A Gata’ já foi contada em diferentes versões no México e em outros países, inclusive no Brasil. Em 2004, o SBT levou ao ar a produção Seus Olhos, baseada no roteiro original. A trama não foi um sucesso de repercussão, mesmo tendo apostado em receitas simples e tramas que supostamente deveriam causar identificação popular. 

Em entrevista, o ator Daniel Arenas revelou – ainda quando gravava os primeiros capítulos –  que, apesar do eixo central, a produção da novela busca outras estórias para complementar e diferenciar a novela de agora do roteiro original. “Nathalie [Lartilleux] se preocupa sempre em fusionar mais estórias para que não fique com a mesma trama”. 

Com isso, ‘A Gata’ aponta as expectativas para um caminho diferente da versão nacional. A protagonista Maite Perroni tem considerável aceitação entre a audiência das novelas mexicanas. A atriz começou a fazer sucesso no Brasil com a novela ‘Rebelde’, exibida em 2006. Os sucessos de ‘Cuidado com o Anjo’ e Meu Pecado’ deram ainda mais força para que Maite se posicionasse como uma das principais artistas mexicanas no mercado brasileiro. 

“É divertido porque estamos contando uma estória clássica que conhecemos. Um melodrama que já foi contado diversas vezes. Mas eu creio que há uma grande diferença que é que somos novos atores, uma distinta estória”, disse Maite em uma entrevista antes do primeiro capítulo.

‘A Gata’ foi uma novela produzida para o horário da tarde do principal canal da Televisa. Portanto, é de fato, um produto feito para donas de casa, com foco quase absoluto em romance e não na abordagem profunda de conflitos entre classes sociais.

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em MUNDO TV NOTÍCIA e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s