Me roubam e eu permito

Livro revela os bastidores do processo de privatização de empresas estatais do Brasil

A Privataria Tucana, além de provar diversas irregularidades na desestatização de empresas públicas, comprova outra realidade: a falta de consciência política do povo.

Os brasileiros têm uma postura passível e historicamente não podem por vocação enxergar adiante. Quando há uma crise política, a primeira coisa que vem em mente é ‘pizza’. Tudo bem. O problema surge quando não há um movimento para mudar isso. Não há solução. Costumeiramente, neste momento, emerge o jeitinho brasileiro, em que o “eu” é mais importante que o “nós”. 

No início, imaginava o quão chocante o livro seria ao revelar os bastidores de um esquema de privatização em prol de quem está poder. Mas, depois de páginas e páginas, tive certeza da decepção. 

Decepção é a uma das palavras que melhor define a publicação de Amaury Ribeiro Jr. Decepção com nós mesmos. O livro constata que a culpa maior pelos escândalos da política brasileira, não só a Privataria, é nossa. 

Apesar da eleição de representante para o governo da máquina pública, não foi entendido ainda que ela deve ser manuseada, ainda que indiretamente, pelo povo. Óbvio. Torna-se um discurso distante da realidade quando pensamos em Brasil, onde participar de reunião de condomínio ou de associação de bairro é algo extremamente rechaçado. 

É clichê? É. Mas também é preconceito. Enquanto não houver um mínimo de entendimento sobre a sociabilidade atual estaremos fadados ao roubo. Vamos aceitar?

Anúncios
Esse post foi publicado em COTIDIANO e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s