Adeus Copa América

Principal jogador do selecionado uruguaio, Diego Forlán marcou duas vezes sobre o Paraguai no Monumental de Nuñez

A tradicionalíssima Copa América chegou ao fim com a seleção uruguaia merecedora do título. O mais curioso desse evento não foi o bom futebol que, salvo algumas partidas, passou longe dos gramados, mas a paixão do torcedor.

Apesar da falta de organização (no primeiro jogo do Brasil, nem hino nacional teve) e criatividade da Conmebol, o torneio foi bem aceito no continente.  A confederação sul-americana foi bem em comercializar o evento e torná-lo ainda mais uma “marca”, assim como a referência Eurocopa.

Emissoras de televisão do Chile, da Colômbia, do Peru fizeram uma grande cobertura transmitindo a maioria dos jogos. A Univisión, dos Estados Unidos, focou a cobertura na seleção do México, mas disponibilizou a transmissão ao vivo de todos os jogos no portal. No México, a Televisa transmitiu os principais jogos.

Os anfitriões, como era de se esperar, deram o tom da rivalidade. Argentinos e uruguaios fizeram um jogo épico, em que a imprensa esportiva do mundo inteiro esteve de olho.

Essa Copa América já entrou para a história como a mais acompanhada de todos os tempos, seja por meio da televisão, do rádio, dos jornais impressos ou da internet.

Em campo, os chilenos, que mostraram o futebol mais ‘redondo’ no início da Copa América, não conseguiram mais uma vez chegar ao título. A Venezuela surpreendeu o mundo mostrando um futebol nem tão “ingênuo”assim. O povo argentino, mesmo com a dor da derrota, foi digno e manteve a copa pulsante sem a seleção de Messi.

Peru e Colômbia foram meros coadjuvantes, enquanto que o Equador decepcionou e muito. A Bolívia não foi para a competição. O Brasil, como estampou diversas capas de jornais, foi um vexame. O Paraguai? Finalmente saiu do empate, e ainda bem que perdeu. Para o bem do futebol.

Orgulho mesmo foi para o povo uruguaio que viu a seleção triunfar, depois de uma belíssima Copa do Mundo. Talvez seja mesmo o ressurgimento do gradioso futebol daquele país.

Anúncios
Esse post foi publicado em COTIDIANO e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s